Primeiramente, o sucesso de uma construção está atrelado a um bom planejamento. No entanto, muitas pessoas ainda acham que isso é uma perda de tempo e querem partir logo para a ação. Mas isso é um grande erro!
Planejar é prever as ações e os recursos que serão necessários para realizar uma atividade em um determinado período de tempo. Então estamos sempre planejando algo: as compras, a viagem do final de semana, o cardápio da família, uma festa, as atividades de trabalho, etc. Assim, por que com uma obra seria diferente?
Então, podemos dizer que o planejamento de construção nada mais é do que prever os riscos e os impactos, positivos e negativos da obra para todos os envolvidos nela: construtora, trabalhadores, proprietários.
O profissional que ficar responsável pelo planejamento deve elaborar estudos e cálculos para definir em que circunstâncias a construção será mais rentável e econômica.
O planejamento de obras é muito mais que simplesmente estabelecer e seguir um cronograma de obra. Planejar é uma atividade complexa, onde vários aspectos e detalhes devem ser levados em conta para o sucesso do projeto.
Trata-se de uma etapa essencial de qualquer projeto, por menor e mais simples que ele seja. Através de um planejamento de construção completo e bem detalhado, você consegue ter uma visão realista de todas as etapas da obra, podendo assim tomar decisões adequadas durante toda a execução do projeto.
Quando se trata da gestão de obras na construção civil, tudo deve ser muito bem feito e calculado. Sem um planejamento adequado da obra, podemos afirmar que é impossível executar de maneira satisfatória qualquer projeto. Afinal, ele é como um guia para todas as etapas da obra, desde as preliminares até a entrega o imóvel.
Mesmo com todo o planejamento, certamente surgirão imprevistos. Entretanto, iniciar uma construção sem saber ao certo seu tempo de duração ou custo, é muito arriscado. Existem grandes chances de que você não consiga terminar o que começou. Então, só com o planejamento é possível estimar o tempo e o custo da obra.
Podemos dizer que o planejamento de construção possui vários objetivos, dentre eles:
Geralmente, ao menos 25% do tempo dos profissionais que gerenciam um canteiro de obras será gasto para solucionar problemas e imprevistos. Mas, esse tempo pode ser diminuído com um planejamento de construção eficiente.
Primeiramente, é preciso ter os pés no chão e muito bom senso para que seu planejamento realmente funcione. Então assim, estando de acordo com a necessidade e realidade da obra. Por isso, é necessário observar alguns pontos essenciais na hora de realizar o planejamento, evitando que aconteça problemas comuns em obras.
Disponivel em Acesso em 05/01/2020